Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Imaginário da Sofia e a Verdade Verdadeira (Baixo Clero)

Sofia preocupa-se com o lobo.
O Lobo seria o arquétipo do mau.
Ela cita o lobo desde os 2 anos.
Temos também uma lista:
  • Papai Noel
  • Coelho da Páscoa
  • Fada dos Dentes
  • Fantasma
  • Bicho Papão
  • outros
Não é difícil imaginar a facilidade que os adultos incluem personagens mágicos no imaginário de um criança.
A Sofia foi a um show de mágica. Lá, entre os truques, teve uma brincadeira onde uma criança foi fantasiada de coelhinho.
Na memória da Sofia ficou a convicção que a criança foi transformada num coelho. :-)

Ficamos com a questão:
  • até onde conduzimos estas "pequenas mentirinhas"?
  • seriam elas realmente úteis para as crianças, ou são para os adultos?
Como aqui temos o Enzo, de 8 anos, e a Carla ainda faz as dinâmicas do Natal e da Páscoa, não vejo muito espaço para tocar nisto.
Desta forma este assunto não foi colocado em evidência. Preocupa-me romper com o imaginário do Enzo.
Entretanto a sustentação disto paralisa qualquer ação minha junto à Sofia. O que não é realmente ruim.

Por outro lado:
A Sofia está inserida num meio social. O dela.
Neste espaço temos um conjunto específico de regras, crenças e comportamentos.

O quanto seria benéfico eu catalizar estas discussões com a Sofia?
Isto a tornaria mais esperta no grupo? Ou mais deslocada?
Ajudaria nossos vínculos, ou o contrário?
São estas questões importantes para a Sofia, ou eu estou projetado as minhas nela?

Até onde podem chegar as mentirinhas boas?
Elas são boas para quem mesmo?

Existe uma ONG, em Botafogo, que tenho me aproximado.
Eles tem um serviço de apoio às famílias em litígio.
Não nutro expectativas neste esforço, mas não seria a 1ª vez em que ganharia por estar errado.
Comecei a ser exposto formalmente ao "Construcionismo Social" e me surpreendi com um discurso muito bem montado sobre o meu Pântano. Outro post.

Para fechar este:
Não é fácil responder definitivamente a muitas questões.

Devo permitir vida longa ao "Coelho da Páscoa" no imaginário da Sofia?
Não existe a resposta.
Apesar disto, o roedor onírico continua perseguindo meus pensamentos.

PS: O Alto Clero é a mesma questão, mas com pontos mais difíceis; para mim, é claro. :-) Outro post, veja aqui.

Um comentário:

  1. PArabens pela iniciativa e propósito amigo, que esta terapia sirva a muitos (inclusive eu mesmo) que também a necessitam.

    ResponderExcluir